O INSS possui diversos canais de atendimento ao público, considerando o enorme número de pessoas que, diariamente, entrem em contato para tirarem dúvidas ou utilizarem um serviço. Além do atendimento presencial, também é disponibilizada a ouvidoria INSS 2022 para aqueles que querem proceder a uma reclamação acerca de um atendimento prévio.
Tenha em mente que, para se valer da ouvidoria INSS 2022 o cidadão já precisa ter passado por um atendimento e anotado o número do protocolo. Caso tenha sido mal atendido ou sua demanda não tenha sido resolvida, de posse desse número de protocolo é possível ter acesso à ouvidoria.
Mas quais são as formas de acesso à ouvidoria INSS 2022 disponíveis? Abaixo informaremos os meios práticos de contato que você pode utilizar.
De forma a facilitar o atendimento do cidadão de forma eficiente e mais prática, bem como pelo fato de que hoje a maioria das pessoas possui telefone celular, o INSS disponibiliza o disque 135 para que você obtenha este atendimento via telefone.
O atendimento ao cidadão por este número de telefone é realizado de segunda à sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília). Vale reforçar que esta ligação é gratuita.
Dentro da organização do INSS existe um canal utilizado com exclusividade para recebimento de reclamações relativas aos serviços prestados. Lembramos que por este canal não é possível contestar a negativa de um benefício, pois, para isso, existe um procedimento específico, com preenchimento de formulário e protocolo para apreciação pelo conselho do INSS.
Porém, caso queira fazer reclamação acerca de atrasos, mau atendimento ou ausência de solução para alguma demanda, você pode submeter essa reclamação à ouvidoria INSS 2022 seguindo o passo a passo abaixo:
– Clique no endereço https://www.gov.br/inss/pt-br/canais_atendimento/ouvidoria;
– Escolha o canal pelo qual quer realizar sua reclamação junto à ouvidoria e siga as orientações na sua tela, caso não seja via telefone.
A ouvidoria INSS 2022 também pode ser utilizada como um canal para denúncias de irregularidades que o cidadão observar em relação aos servidores do INSS, agentes externos, estagiários ou serviços prestados.
A denúncia pode ser feita de forma totalmente sigilosa, sendo o sigilo recomendado pelo próprio instituto de modo a manter a segurança do denunciante.
Esta é uma grande dúvida por parte daquele que observou uma irregularidade e quer denunciar. Muito têm medo de represália e não gostariam de ser expostos. Pensando nisso, o INSS recebe denúncias de forma anônima, sendo impossível que até mesmo internamente seja descoberto quem é o denunciante.
Portanto, fique tranquilo. Se observar alguma irregularidade, não deixe de denunciar.
A partir da data da reclamação, a ouvidoria INSS 2022 tem o prazo de até 30 (trinta) dias para dar um retorno definitivo ao reclamante.
Este prazo é estipulado pela controladoria Geral da União e visa zelar pela defesa do patrimônio público, além de dar maior transparência aos serviços ofertados.
Contudo, nem sempre é possível observar este prazo em razão da complexidade da demanda apresentada pelo cidadão. Neste caso, a ouvidoria INSS 2022 pode aumentar o prazo de resposta por mais 30 (trinta) dias. Fique atento, pois esta elasticidade de prazo somente pode existir se houver uma justificativa relevante por parte do INSS.
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