Categorias RECLAMAÇÃO INSS

Ouvidoria INSS  –  Reclamação INSS e Telefone 0800

O INSS possui diversos canais de atendimento ao público, considerando o enorme número de pessoas que, diariamente, entrem em contato para tirarem dúvidas ou utilizarem um serviço. Além do atendimento presencial, também é disponibilizada a ouvidoria INSS 2022 para aqueles que querem proceder a uma reclamação acerca de um atendimento prévio.

Ouvidoria Previdência Social

Tenha em mente que, para se valer da ouvidoria INSS 2022 o cidadão já precisa ter passado por um atendimento e anotado o número do protocolo. Caso tenha sido mal atendido ou sua demanda não tenha sido resolvida, de posse desse número de protocolo é possível ter acesso à ouvidoria.

Mas quais são as formas de acesso à ouvidoria INSS 2022 disponíveis? Abaixo informaremos os meios práticos de contato que você pode utilizar.

Telefone da Ouvidoria INSS

De forma a facilitar o atendimento do cidadão de forma eficiente e mais prática, bem como pelo fato de que hoje a maioria das pessoas possui telefone celular, o INSS disponibiliza o disque 135 para que você obtenha este atendimento via telefone.

O atendimento ao cidadão por este número de telefone é realizado de segunda à sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília). Vale reforçar que esta ligação é gratuita.

Como Fazer Reclamação INSS?

Dentro da organização do INSS existe um canal utilizado com exclusividade para recebimento de reclamações relativas aos serviços prestados. Lembramos que por este canal não é possível contestar a negativa de um benefício, pois, para isso, existe um procedimento específico, com preenchimento de formulário e protocolo para apreciação pelo conselho do INSS.

Porém, caso queira fazer reclamação acerca de atrasos, mau atendimento ou ausência de solução para alguma demanda, você pode submeter essa reclamação à ouvidoria INSS 2022 seguindo o passo a passo abaixo:

– Clique no endereço https://www.gov.br/inss/pt-br/canais_atendimento/ouvidoria;

– Escolha o canal pelo qual quer realizar sua reclamação junto à ouvidoria e siga as orientações na sua tela, caso não seja via telefone.

Denúncia INSS

A ouvidoria INSS 2022 também pode ser utilizada como um canal para denúncias de irregularidades que o cidadão observar em relação aos servidores do INSS, agentes externos, estagiários ou serviços prestados.

A denúncia pode ser feita de forma totalmente sigilosa, sendo o sigilo recomendado pelo próprio instituto de modo a manter a segurança do denunciante.

Denúncia Anônima do INSS pode ser descoberta?

Esta é uma grande dúvida por parte daquele que observou uma irregularidade e quer denunciar. Muito têm medo de represália e não gostariam de ser expostos. Pensando nisso, o INSS recebe denúncias de forma anônima, sendo impossível que até mesmo internamente seja descoberto quem é o denunciante.

Portanto, fique tranquilo. Se observar alguma irregularidade, não deixe de denunciar.

Tempo de Resposta da Ouvidoria INSS

A partir da data da reclamação, a ouvidoria INSS 2022 tem o prazo de até 30 (trinta) dias para dar um retorno definitivo ao reclamante.

Este prazo é estipulado pela controladoria Geral da União e visa zelar pela defesa do patrimônio público, além de dar maior transparência aos serviços ofertados.

Contudo, nem sempre é possível observar este prazo em razão da complexidade da demanda apresentada pelo cidadão. Neste caso, a ouvidoria INSS 2022 pode aumentar o prazo de resposta por mais 30 (trinta) dias. Fique atento, pois esta elasticidade de prazo somente pode existir se houver uma justificativa relevante por parte do INSS.

asconprev

Notícias Recentes

Tabela INSS – Calendário de Pagamento e Tabela de Contribuição

Atenção ao calendário de pagamento e tabela de contribuição do INSS é importante para todos os contribuintes e beneficiários. A… Continue Lendo...

7 de novembro de 2023

Calendário INSS: Pagamento da aposentadoria Novembro 2023

Como seu especialista confiável em INSS, o ASCOMPREV mantém você informado sobre o calendário de pagamentos do INSS para novembro… Continue Lendo...

7 de novembro de 2023

Décimo Terceiro INSS – Calendário de pagamento, quem pode receber

As dúvidas sobre o décimo terceiro INSS é grande e este é sempre um assunto que se aguarda informações. Isto… Continue Lendo...

7 de novembro de 2023

Prova de Vida INSS – Tenho que fazer? Como agendar e prazos

O INSS, anualmente, exige a Prova de Vida INSS de seus segurados como forma de garantir a continuidade do benefício,… Continue Lendo...

6 de novembro de 2023

Carta Concessão INSS – Consultar e Como Solicitar

O INSS possui como responsabilidade a garantir benefícios aos brasileiros que contribuíram ao longo de sua vida laborativa ativa. Através… Continue Lendo...

6 de novembro de 2023

Resultado Perícia INSS

Se você realizou uma perícia de modo a obter um benefício previdenciário, saiba que a consulta do resultado perícia INSS… Continue Lendo...

6 de novembro de 2023