PERÍCIA INSS

Prova de Vida INSS 2022 – Tenho que fazer? Como agendar e prazos

O INSS, anualmente, exige a Prova de Vida INSS 2022 de seus segurados como forma de garantir a continuidade do benefício, bem como a regularidade no seu recebimento, já que no país existe um alto índice de corrupção nos serviços governamentais.

Prova de Vida INSS

Desta forma o órgão consegue conter o pagamento indevido de benefícios a quem não faz jus, gerando menos custo. Vale lembrar que é a contribuição do segurado ao longo de toda a sua vida laborativa que mantém o sistema funcionando e, por isso, a necessidade de frear a corrupção.

Os benefícios que necessitam da Prova de Vida INSS 2022 são:

– Aposentadoria por invalidez;

– Aposentadoria por idade;

– Aposentadoria rural;

– Aposentadoria por incapacidade;

– Aposentadoria especial;

– Pensão.

Quem deve fazer a Prova de Vida INSS 2022?

A Prova de Vida INSS 2022 deve ser feita por todos os beneficiários que recebem pagamento pelo órgão.

O objetivo é verificar os dados do segurado e/ou comprovar que está vivo. Caso perca o período de recadastramento, o cidadão não recebe mais a aposentadoria ou pensão, devendo comparecer a uma agência do INSS para regularizar a situação.

Esta prova de vida é exigida de todos que recebem aposentadoria ou pensão do INSS. Porém, caso tenha começado a receber o benefício em período inferior a 12 (doze) meses, não tem necessidade de fazer a Prova de Vida INSS 2022, devendo fazer no próximo ano.

Prazo para Realizar a Prova de Vida

A Prova de Vida INSS é exigida a cada 12 (doze) meses, sendo que o prazo para a realização desta varia de acordo com o banco pelo qual o segurado recebe o benefício.

Geralmente utiliza-se o mês de aniversário do segurado como prazo para realizar a Prova de Vida INSS. Alguns bancos também podem exigir a Prova de Vida INSS no mês anterior ao fim do prazo da última avaliação.

Qualquer que seja o caso, o banco costuma enviar uma notificação com a informação do prazo que o segurado tem para realizar sua Prova de Vida INSS. Caso não receba documento físico, fique ligado em mensagens enviadas dentro do sistema do internet banking, quando você acessa sua conta corrente, ou nos terminais eletrônicos de autoatendimento. Se persistirem dúvidas, ligue para seu gerente.

Como Agendar a Prova de Vida INSS 2022?

A Prova de Vida INSS 2022 deve ser feita dentro do período estipulado anualmente. Para isso, basta seguir o passo a passo abaixo, podendo o procedimento ser realizado pela internet:

– Acesse o portal “Meu INSS” através do link https://meu.inss.gov.br/#/login. Caso não tenha cadastro, realize-o e, posteriormente, logue no sistema.

– Clique na aba “Serviços” e depois em “Mais acessados” e, então, em “Agendamentos/solicitações”.

– Clique em “Atualização de cadastro e atividade”.

Siga as orientações que aparecerão na sua tela.

Você também poderá agendar através do aplicativo “Meu INSS” disponível para Android e iOS ou comparecer a uma agência no INSS para realizar sua prova de vida.

A Prova de Vida INSS em domicílio pode ser realizado por aqueles com mais de 80 (oitenta) anos de idade ou que tenham dificuldade de locomoção.

Prova de Vida pela Internet

Você também tem a opção de fazer sua prova de vida através da instituição bancária pela qual recebe seu benefício (Ex. Banco do Brasil e Banco Itaú), via internet banking.

Em caso de dúvidas, ligue no disque 135 e tire todas as suas dúvidas sobre a Prova de Vida INSS 2022.