PAGAMENTO INSS

Como pagar INSS 2022 – Guia GPS, Pela Internet, Carnê Leão

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é responsável pelo oferecimento de auxílios aos brasileiros, sendo que o valor de benefício tem ligação direta com o valor das contribuições feitas pelos cidadãos ao longo de sua vida laborativa.

Todos aqueles que se registram na previdência social devem ter ciência de como pagar INSS 2022 para poder receber os benefícios a que fazem jus, no tempo em que tiverem esse direito.

Abaixo traremos informações relevantes para que você saiba como pagar INSS 2022 e muito mais.

Como pagar INSS 2022 pela Internet?

Se o seu tempo é curto e você precisa pagar o INSS, o governo disponibiliza essa oportunidade de recolhimento de contribuição pela internet, não precisando se deslocar a uma agência. Através da modalidade online você tem a oportunidade de pagar a GPS (Guia da Previdência Social). Siga o passo a passo abaixo:

– Clique no link http://sal.receita.fazenda.gov.br/PortalSalInternet/faces/pages/index.xhtml;

– Escolha a modalidade dentre as 3 (três) disponíveis;

Depois, basta seguir as orientações que aparecerão em sua tela para emissão da GPS para pagamento.

No link https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/orientacao-tributaria/pagamentos-e-parcelamentos/rede-arrecadadora-de-receitas-federais-bancos você ainda pode conferir a rede arrecadadora de Receitas Federais (Bancos).

Caso observe alguma irregularidade ao longo desse trâmite, relate-o imediatamente ao INSS

Como pagar INSS Carnê Leão (Autônomo)?

O trabalhador autônomo também deve pagar INSS para ter direito aos benefícios, sendo ele mesmo responsável pela contribuição, diferente do que ocorre com o trabalhador que labora sobre o regime da CLT. Neste último caso, o empregador é quem tem a responsabilidade pelo recolhimento do INSS de seu empregado promovendo o desconto do percentual devido por este.

Se você é autônomo, siga o seguinte passo a passo:

– Acesse o link http://sal.receita.fazenda.gov.br/PortalSalInternet/faces/pages/calcContribuicoesCI/filiadosApos/selecionarOpcoesCalculoApos.xhtml;

– Preencha os dados requeridos e clique em “confirmar”;

– Na tela seguinte, confira seus dados e clique em “confirmar”;

– Termine de preencher os dados requeridos e clique em “confirmar”.

O pagamento deverá ser efetuado dentro do limite imposto pelo INSS. Caso não recolha dentro da data limite, incidirá multa que variará conforme o valor da contribuição em atraso.

Você também pode optar por comprar o carnê leão em qualquer papelaria e efetuar o pagamento mensal.

Como pagar INSS guia GPS?

De posse do carnê leão ou da GPS emitida pela internet, é preciso pagá-la. Para isso você poderá dirigir-se a uma agência bancária, casa lotérica ou utilizar o serviço de internet banking do seu banco, efetuando o pagamento de casa, sem necessidade de se deslocar.

Os que possuem uma conta corrente, também existe a opção de ativação de débito automático. Se tiver dúvidas de como ativar esse serviço, consulte o gerente de seu banco.

Como pagar INSS atrasado?

Se o seu INSS está atrasado você deverá regularizar a situação. No mesmo passo a passo acima indicado você informará o período de recolhimento e o próprio site da Receita Federal calculará o devido, acrescentado da multa correspondente de acordo com o valor da contribuição em atraso.

Preenchido os dados, basta emitir a guia e pagá-la através de um dos meios já também informados e pronto! Você regularizou sua situação perante o INSS.