EXTRATO INSS

Detalhamento de crédito INSS 2022

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é uma autarquia federal subordinada ao Ministério da Economia. Sua fundação ocorreu no ano de 1990 e funciona como uma gestora de auxílios da Previdência Social.

São diversos os serviços ofertados pelo INSS, incluindo o detalhamento de crédito INSS 2022.

Para saber mais sobre este detalhamento, continue a leitura do artigo.

O que é o Detalhamento de Crédito INSS 2022?

Inicialmente, é bom você saber que o beneficiário da Previdência Social é todo aquele que contribuiu para o INSS durante os anos em que trabalharam ativamente e efetivaram o recolhimento.

O detalhamento de crédito INSS 2022 nada mais é do que um extrato comprobatório em que está especificado os valores que os beneficiários estão recebendo. Trata-se de um verdadeiro comprovante de renda que pode ser utilizado para aquisição de outros benefícios governamentais.

Dentre estes outros benefícios pode-se citar a gratuidade no transporte público, bem como obtenção de financiamentos e empréstimos perante instituições financeiras.

Acaso o beneficiário necessite demandar alguma causa em juízo, o detalhamento de crédito INSS 2022 serve como comprovante de situação financeira, podendo, com ele, pleitear a gratuidade de justiça.

Este detalhamento pode ser requerido em relação a todos os benefícios da Previdência Social, como por exemplo:

– Aposentadoria por idade;

– Aposentadoria Especial

– Aposentadoria por período de contribuição

– Aposentadoria por invalidez;

– Aposentadoria rural;

– Auxílio maternidade

– Pensão por doença;

– Pensão por morte;

– Seguro desemprego e muito mais!

Como obter seu Detalhamento de Crédito INSS 2022?

Com o avanço tecnológico, atualmente o beneficiário não precisa mais obter seu detalhamento utilizando-se de uma página do Dataprev INSS depois de comprovar dados como nome completo, data de nascimento, código do benefício e CPF.

Neste época, a plataforma fornecia tão somente um extrato simplificando, sendo que para mais detalhamento o beneficiário deveria se dirigir presencialmente a uma agência da Previdência Social.

Hoje, o beneficiário obtém seu detalhamento de crédito INSS 2022 de forma totalmente virtual, pelo site ou pelo aplicativo de smartphone “Meu INSS”.

O site, bem como o aplicativo, disponibiliza uma grande gama de serviços oferecidos nas agências físicas da Previdência Social.

Para sua maior comodidade, vamos explicar o passo a passo para acessar o serviço de detalhamento de crédito INSS 2022 pelo site:

– Acesse a página do “Meu INSS” clicando em https://meu.inss.gov.br/#/login;

– Clique em “entrar com gov.br” (caso ainda não possua cadastro, basta realiza-lo fornecendo alguns dados pessoais que serão requisitados);

– Após criar sua conta, faça o login e autorize a plataforma a utilizar suas informações pessoais e preencha todos os campos requeridos pela plataforma;

– Autentique seu cadastro conforme será explicado na tela do computador;

– Faça seu login na plataforma;

– Clique em “extrato de pagamento de benefício”;

– Indique o período que quer consultar;

– Emita o extrato de detalhamento de crédito INSS 2022.

Dados do Detalhamento de Crédito INSS 2022

Neste detalhamento de crédito INSS 2022 que irá emitir pela internet ou aplicativo, você poderá ter acesso a informações acerca de benefícios já pagos. São exemplos das informações:

– Valores pagos de acordo com os meses selecionados;

– Datas de pagamentos;

– Instituição financeira responsável pelos pagamentos;

– Valores de débitos efetuados em razão de imposto de renda

Extrato Bancário

Outra grande vantagem é a possibilidade de o contribuinte ter acesso a extrato com detalhamento no próprio banco que é responsável por receber os pagamentos realizados.

Para obter este extrato, dirija-se a uma agência de seu banco de posse de seu cartão e documento de identificação com foto e requeira seu extrato detalhado.

Declaração Benefício

Nem sempre é preciso apresentar o detalhamento de crédito, bastando a declaração de benefício. Assim como o detalhamento, este documento pode ser emitido também pela plataforma do “Meu INSS”.

Outros Extratos INSS

No “Meu INSS” o contribuinte/beneficiário pode ter acesso a outros extratos como o CNIS que se trata de um demonstrativo de todas as contribuições já efetuadas, assim como extrato de imposto de renda e empréstimos consignados.

SAC INSS

No caso de dúvidas de como emitir seu detalhamento de crédito INSS 2022, ou outras dúvidas relacionadas à Previdência Social, entre em contato através do Disque 135. Outros canais de atendimento podem ser acessados clicando no link https://www.gov.br/inss/pt-br/canais_atendimento.