CADASTRO INSS

Recadastramento INSS 2022

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) realiza o procedimento de recadastramento INSS 2022, todos os anos, de modo a garantir que os segurados estejam regulares no sistema. Com isso, o processo de concessão de benefícios também se torna mais seguro e célere.

Este recadastramento, também chamado de “prova de vida”, é uma obrigação do segurado e, para isso é preciso fica atento ao prazo concedido pelo INSS para este procedimento, ou você ficará com seu benefício suspenso.

Abaixo, mostraremos como é fácil realizar seu recadastramento INSS 2022.

O que é o Recadastramento INSS 2022?

Como você já deve saber, quando um cidadão começa a pagar sua contribuição perante o INSS, as informações cadastrais são armazenas em sistema próprio, constituindo-se em um banco de dados.

Periodicamente, o INSS necessita atualizar essas informações para que a situação do contribuinte diante da instituição corresponda à realidade atual.

Mas quais são as informações necessárias para atualização de cadastro? Dentre diversas outras, estão o telefone, e-mail e endereço residencial para recebimento de correspondência. Informações para manutenção ou exclusão de dependentes também precisam ser atualizados.

Apesar de existir esse recadastramento, momento em que o segurado poderá atualizar seus dados, a fim de não ter nenhum problema para recebimento do benefício, o INSS sempre pede que seja imediatamente comunicado todas as alterações que houverem nas informações do próprio segurado, ou de seus dependentes, mesmo que não esteja no período de recadastramento.

Quem deve fazer o Recadastramento INSS 2022?

O recadastramento INSS 2022 deve ser realizado, anualmente, por todos os segurados.

O objetivo é verificar os dados do segurado e/ou comprovar que está vivo. Caso perca o período de recadastramento, o cidadão não recebe mais a aposentadoria ou pensão, devendo comparecer a uma agência do INSS para regularizar a situação.

Esta prova de vida é exigida de todos que recebem aposentadoria ou pensão do INSS. Porém, caso tenha começado a receber o benefício em período inferior a 12 (doze) meses, não tem necessidade de fazer o recadastramento, devendo fazer no próprio ano.

Como fazer o Recadastramento INSS 2022?

O recadastramento INSS 2022 deve ser feito dentro do período estipulado anualmente pelo próprio INSS. Para isso, basta seguir o passo a passo abaixo, podendo o procedimento ser realizado pela internet:

– Acesse o portal “Meu INSS” através do link https://meu.inss.gov.br/#/login. Caso não tenha cadastro, realize-o e, posteriormente, logue no sistema.

– Clique na aba “Serviços” e depois em “Mais acessados” e, então, em “Agendamentos/solicitações”.

– Clique em “Atualização de cadastro e atividade”

Você também tem a opção de comparecer a uma agência no INSS para realizar seu recadastramento ou, a depender da instituição bancária (Ex. Banco do Brasil e Banco Itaú) pode fazer pelo internet banking.

O recadastramento em domicílio pode ser realizado por aqueles com mais de 80 (oitenta) anos de idade ou que tenham dificuldade de locomoção.

Em caso de dúvidas, ligue no disque 135 e tire todas as suas dúvidas sobre o recadastramento INSS 2022.

Prova de Vida INSS 2022

O termo “prova de vida” é o mais utilizado e conhecido para designar o procedimento de recadastramento dos dados do segurado.

O termo surgiu em razão de que o recadastramento tem como uma de suas funções a de verificar que o segurado está vivo para continuar a receber seu benefício, bem como verificar se algum dependente também já faleceu ou não.