CADASTRO INSS

Carta Concessão INSS 2022 – Consultar e Como Solicitar

O INSS possui como responsabilidade a garantir benefícios aos brasileiros que contribuíram ao longo de sua vida laborativa ativa. Através de site próprio é possível emitir a Carta de Concessão INSS 2022, sendo que é a partir dela que você poderá ter o benefício a que faz jus.

Solicitar Carta Concessão INSS

É normal que se tenha dúvidas quanto a esta carta e, se este é seu caso, continue a ler o artigo, pois traremos informações relevantes a você.

O que é a Carta de Concessão INSS?

O INSS, como dito anteriormente, é responsável por pagar os benefícios previdenciário, recebendo solicitações de pessoas do Brasil inteiro, diariamente.

Por conta disso, é preciso que o INSS tenha um registro que seja coerente ao que é prestado de serviços aos cidadãos. É neste ponto que entra a Carta de Concessão INSS.

Esta carta funciona como um meio oficial de registro da Previdência Social relativamente a um beneficiário. Ela é a resposta que o INSS dá ao cidadão que requer algum tipo de benefício, concedendo-o ou negando-o.

Assim, quando você faz um pedido perante o INSS, o órgão emite uma carta de concessão INSS 2022 que funciona como um registro do pedido.

É importante que o cidadão tenha sempre este documento consigo, pois ele é relevante para obtenção e/ou concessão de algum benefício requerido.

Como pedir a Carta de Concessão INSS 2022?

Há muito tempo, para pedir a Carta de Concessão INSS era preciso se dirigir a uma agência do INSS de forma presencial. Mas, atualmente, com o avanço da tecnologia, ela pode ser emitida de maneira online, segura e muito rápido.

Para isso, siga o passo a passo abaixo:

– Acesse o portal “Meu INSS” através do link https://meu.inss.gov.br/#/login;

– Faça o login e, caso não tenha cadastro prévio, realize-o e logue no sistema;

– Após logar no sistema, procure nas abas, role a tela até o final, clique em “ver mais” e depois em “carta de concessão”.

Se tiver alguma dificuldade, ligue no disque 135 que um atendente irá orientá-lo para que não precise comparecer pessoalmente a uma agência.

Preenchida a carta de concessão, é necessário, neste momento, que você a leve até uma agência física para fazer protocolo da mesma.

Como Consultar a Situação do Benefício INSS?

Depois de realizar o protocolo da Carta de Concessão INSS, é preciso que aguarde uma resposta do INSS, podendo levar até 30 (trinta) dias.

Como a demanda perante o INSS é muito grande, este prazo pode chegar até, aproximadamente, 3 (três) meses. Portanto, se você pretende obter um benefício, não demore para fazer o protocolo da Carta de Concessão INSS.

Mas como consultar a situação do benefício INSS? Muito simples! Basta acessar o portal “Meu INSS” no link já fornecido anteriormente e clicar sobre “acompanhar benefício” para verificar a situação do pedido que realizou.