• CÁLCULOS INSS

    Dicas infalíveis para um bom início de 2022 para você que quer melhorar suas finanças

    Faltam pouquíssimos dias para o ano de 2022 estar à porta trazendo novidades e acontecimentos incríveis na vida de cada um. Por isso, separamos para você dicas incríveis para fazer seu 2022 um ano melhor e recheado de coisas incríveis. Planejamento financeiro e orçamentário desde cedo Você pode fazer seu planejamento financeiro e orçamentário ainda este ano, não é preciso de muitos segredos para isso, basta você ter disposição e vontade de organizar suas finanças com suas expectativas. Dessa forma, nada melhor do que separar um tempo adequado para você se dedicar ao planejamento financeiro e orçamentário essencial para você pôr em prática tanto em sua vida profissional quanto pessoal. Se você tiver dúvidas de por onde começar, você pode pôr a mão na massa ao usar as planilhas prontas disponibilizadas tanto pelo programa Excel da Microsoft quanto as planilhas disponíveis do aplicativo do Gmail. Ambas ferramentas são práticas, gratuitas e acessíveis para todos. Basta selecionar a planilha que mais lhe agrada para que você possa pôr em prática toda a organização necessária. Quanto mais cedo mais fácil evitar imprevistos desagradáveis. Inclua na sua lista possíveis presentes em datas comemorativas de amigos ou família, bem como mimos que você poderá dar-se eventualmente. Ferramentas de Gestão de Tempo e calendário Pode parecer besteira, mas é mais importante do que imagina. Planeje seu ano e as atividades que faz anualmente, como uma festa mensal ou tarefas que sempre precisa ser realizada a cada semestre. Há diversos aplicativos incríveis para você que quer cada vez mais organizar sua rotina e se sentir confortável mesmo após a correria do cotidiano. As ferramentas de gestão de tempo e o calendário mensal e/ou anual permite que você tenha como se preparar adequadamente para cada evento. E, imaginando que ano que vem a pandemia ocasionada pelo Covid-19…

  • PERÍCIA INSS

    Prova de Vida INSS 2022 – Tenho que fazer? Como agendar e prazos

    O INSS, anualmente, exige a Prova de Vida INSS 2022 de seus segurados como forma de garantir a continuidade do benefício, bem como a regularidade no seu recebimento, já que no país existe um alto índice de corrupção nos serviços governamentais. Desta forma o órgão consegue conter o pagamento indevido de benefícios a quem não faz jus, gerando menos custo. Vale lembrar que é a contribuição do segurado ao longo de toda a sua vida laborativa que mantém o sistema funcionando e, por isso, a necessidade de frear a corrupção. Os benefícios que necessitam da Prova de Vida INSS 2022 são: – Aposentadoria por invalidez; – Aposentadoria por idade; – Aposentadoria rural; – Aposentadoria por incapacidade; – Aposentadoria especial; – Pensão. Quem deve fazer a Prova de Vida INSS 2022? A Prova de Vida INSS 2022 deve ser feita por todos os beneficiários que recebem pagamento pelo órgão. O objetivo é verificar os dados do segurado e/ou comprovar que está vivo. Caso perca o período de recadastramento, o cidadão não recebe mais a aposentadoria ou pensão, devendo comparecer a uma agência do INSS para regularizar a situação. Esta prova de vida é exigida de todos que recebem aposentadoria ou pensão do INSS. Porém, caso tenha começado a receber o benefício em período inferior a 12 (doze) meses, não tem necessidade de fazer a Prova de Vida INSS 2022, devendo fazer no próximo ano. Prazo para Realizar a Prova de Vida A Prova de Vida INSS é exigida a cada 12 (doze) meses, sendo que o prazo para a realização desta varia de acordo com o banco pelo qual o segurado recebe o benefício. Geralmente utiliza-se o mês de aniversário do segurado como prazo para realizar a Prova de Vida INSS. Alguns bancos também podem exigir a Prova de Vida INSS…

  • RECLAMAÇÃO INSS

    Ouvidoria INSS  –  Reclamação INSS e Telefone 0800

    O INSS possui diversos canais de atendimento ao público, considerando o enorme número de pessoas que, diariamente, entrem em contato para tirarem dúvidas ou utilizarem um serviço. Além do atendimento presencial, também é disponibilizada a ouvidoria INSS 2022 para aqueles que querem proceder a uma reclamação acerca de um atendimento prévio. Tenha em mente que, para se valer da ouvidoria INSS 2022 o cidadão já precisa ter passado por um atendimento e anotado o número do protocolo. Caso tenha sido mal atendido ou sua demanda não tenha sido resolvida, de posse desse número de protocolo é possível ter acesso à ouvidoria. Mas quais são as formas de acesso à ouvidoria INSS 2022 disponíveis? Abaixo informaremos os meios práticos de contato que você pode utilizar. Telefone da Ouvidoria INSS De forma a facilitar o atendimento do cidadão de forma eficiente e mais prática, bem como pelo fato de que hoje a maioria das pessoas possui telefone celular, o INSS disponibiliza o disque 135 para que você obtenha este atendimento via telefone. O atendimento ao cidadão por este número de telefone é realizado de segunda à sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília). Vale reforçar que esta ligação é gratuita. Como Fazer Reclamação INSS? Dentro da organização do INSS existe um canal utilizado com exclusividade para recebimento de reclamações relativas aos serviços prestados. Lembramos que por este canal não é possível contestar a negativa de um benefício, pois, para isso, existe um procedimento específico, com preenchimento de formulário e protocolo para apreciação pelo conselho do INSS. Porém, caso queira fazer reclamação acerca de atrasos, mau atendimento ou ausência de solução para alguma demanda, você pode submeter essa reclamação à ouvidoria INSS 2022 seguindo o passo a passo abaixo: – Clique no endereço https://www.gov.br/inss/pt-br/canais_atendimento/ouvidoria; – Escolha o canal pelo qual quer realizar…

  • PERÍCIA INSS

    Pente Fino INSS 2022

    Um grande questionamento é sobre o pente fino INSS 2022. Os beneficiários querem sempre saber o que é e o que acontece se cair no pente fino. Inicialmente, o que se deve saber é que o pente fino é uma forma de o INSS monitorar e liberar os benefícios daqueles que o recebem. O pente fino INSS surgiu no ano de 2016 e, continuamente, vem sofrendo modificações que têm relação direta na vida dos que recebem algum dos benefícios previdenciários. É uma forma de o INSS fiscalizar a necessidade e liberação dos benefícios, já que costuma ocorrer muitas fraudes e recebimentos sem necessidade. Por conta disso, o pente fino INSS 2022 é uma maneira de se garantir o recebimento de algum benefício seguindo-se todas as regras legais. Quem é chamado para o Pente Fino INSS 2022? Nem todo mundo é chamado para o pente fino INSS 2022, mas somente algumas pessoas, de maneira específica. O INSS chama os beneficiários que precisam prestar algum tipo de esclarecimento ou que necessitam proceder à atualização de informações cadastrais. Assim, são chamadas as seguintes pessoas: – Aposentados por invalidez com idade inferior a 60 (sessenta) anos e os aposentados que contam com mais de 65 (sessenta e cinco) anos de idade; – Beneficiários que não realizaram a prova de vida; – Dependentes que recebem auxílio reclusão; – Beneficiários que não procederam à renovação de perícia e que continuam a receber o auxílio doença. Vale lembrar que se você for um dos chamados, não significa que tenha algo errado com seu benefício e que irá parar de receber, significando apenas que o INSS precisa averiguar se você continua enquadrado nos requisitos necessários para recebimento. Porém, se for detectada alguma irregularidade com seu recebimento, este será bloqueado no prazo de 30 (trinta) dias, no máximo. Lista…

  • CADASTRO INSS

    Carta Concessão INSS 2022 – Consultar e Como Solicitar

    O INSS possui como responsabilidade a garantir benefícios aos brasileiros que contribuíram ao longo de sua vida laborativa ativa. Através de site próprio é possível emitir a Carta de Concessão INSS 2022, sendo que é a partir dela que você poderá ter o benefício a que faz jus. É normal que se tenha dúvidas quanto a esta carta e, se este é seu caso, continue a ler o artigo, pois traremos informações relevantes a você. O que é a Carta de Concessão INSS? O INSS, como dito anteriormente, é responsável por pagar os benefícios previdenciário, recebendo solicitações de pessoas do Brasil inteiro, diariamente. Por conta disso, é preciso que o INSS tenha um registro que seja coerente ao que é prestado de serviços aos cidadãos. É neste ponto que entra a Carta de Concessão INSS. Esta carta funciona como um meio oficial de registro da Previdência Social relativamente a um beneficiário. Ela é a resposta que o INSS dá ao cidadão que requer algum tipo de benefício, concedendo-o ou negando-o. Assim, quando você faz um pedido perante o INSS, o órgão emite uma carta de concessão INSS 2022 que funciona como um registro do pedido. É importante que o cidadão tenha sempre este documento consigo, pois ele é relevante para obtenção e/ou concessão de algum benefício requerido. Como pedir a Carta de Concessão INSS 2022? Há muito tempo, para pedir a Carta de Concessão INSS era preciso se dirigir a uma agência do INSS de forma presencial. Mas, atualmente, com o avanço da tecnologia, ela pode ser emitida de maneira online, segura e muito rápido. Para isso, siga o passo a passo abaixo: – Acesse o portal “Meu INSS” através do link https://meu.inss.gov.br/#/login; – Faça o login e, caso não tenha cadastro prévio, realize-o e logue no sistema; – Após…

  • EMPRÉSTIMO INSS

    Empréstimo Consignado INSS 2022

    Uma realidade brasileira é a ausência de opções viáveis de financiamento, principalmente para aposentados e pensionistas. Com isso, foi criado o empréstimo consignado INSS 2022. Se você é um beneficiário do INSS e necessita de um empréstimo, este artigo irá ajuda-lo a tirar algumas dúvidas. Empréstimo Consignado INSS É sabido que os aposentados e pensionistas são muito vulneráveis financeiramente. Pensando nisso, foi criado um programa de financiamento especialmente para dar suporte a este grupo de modo a viabilizar a soluções de questões que lhes são urgentes. Uma grande facilidade do empréstimo consignado INSS é a cobrança realizada diretamente na conta em que se recebe o benefício, sendo que o valor das parcelas não pode ultrapassar p percentual de 30% (trinta por cento) do valor total recebido a título de benefício. Isto ocorre porque entende-se que percentual superior a este iria comprometer demais a renda do beneficiário, impactando em sua qualidade de vida e sustento. O prazo para se pagar o empréstimo também possui peculiaridades especiais para o beneficiário, pois visa não onerá-lo demais. Assim, o segurado que obtém empréstimo consignado INSS tem até 72 (setenta e dois) meses para quitar o financiamento, com parcelas mensais que serão descontadas diretamente da conta de recebimento do benefício. Simulação Empréstimo Consignado INSS 2022 Se você tem necessidade de obter um empréstimo deve saber como funciona através de simulação empréstimo consignado INSS 2022. Essa simulação pode ser feita de forma online, sem necessidade de sair de casa, sendo ela totalmente segura para que saiba, dentro do valor que pretender obter, os valores de parcelas a serem quitadas. Para simulação empréstimo consignado INSS 2022, siga o passo a passo abaixo: – Acesse o link oficial da Caixa Econômica Federal de simulação (https://www.caixa.gov.br/voce/credito-financiamento/consignado/Paginas/default.aspx); – Leia atentamente todas as informações disponibilizadas sobre este tipo de empréstimo; –…

  • PAGAMENTO INSS

    Como pagar INSS 2022 – Guia GPS, Pela Internet, Carnê Leão

    O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é responsável pelo oferecimento de auxílios aos brasileiros, sendo que o valor de benefício tem ligação direta com o valor das contribuições feitas pelos cidadãos ao longo de sua vida laborativa. Todos aqueles que se registram na previdência social devem ter ciência de como pagar INSS 2022 para poder receber os benefícios a que fazem jus, no tempo em que tiverem esse direito. Abaixo traremos informações relevantes para que você saiba como pagar INSS 2022 e muito mais. Como pagar INSS 2022 pela Internet? Se o seu tempo é curto e você precisa pagar o INSS, o governo disponibiliza essa oportunidade de recolhimento de contribuição pela internet, não precisando se deslocar a uma agência. Através da modalidade online você tem a oportunidade de pagar a GPS (Guia da Previdência Social). Siga o passo a passo abaixo: – Clique no link http://sal.receita.fazenda.gov.br/PortalSalInternet/faces/pages/index.xhtml; – Escolha a modalidade dentre as 3 (três) disponíveis; Depois, basta seguir as orientações que aparecerão em sua tela para emissão da GPS para pagamento. No link https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/orientacao-tributaria/pagamentos-e-parcelamentos/rede-arrecadadora-de-receitas-federais-bancos você ainda pode conferir a rede arrecadadora de Receitas Federais (Bancos). Caso observe alguma irregularidade ao longo desse trâmite, relate-o imediatamente ao INSS Como pagar INSS Carnê Leão (Autônomo)? O trabalhador autônomo também deve pagar INSS para ter direito aos benefícios, sendo ele mesmo responsável pela contribuição, diferente do que ocorre com o trabalhador que labora sobre o regime da CLT. Neste último caso, o empregador é quem tem a responsabilidade pelo recolhimento do INSS de seu empregado promovendo o desconto do percentual devido por este. Se você é autônomo, siga o seguinte passo a passo: – Acesse o link http://sal.receita.fazenda.gov.br/PortalSalInternet/faces/pages/calcContribuicoesCI/filiadosApos/selecionarOpcoesCalculoApos.xhtml; – Preencha os dados requeridos e clique em “confirmar”; – Na tela seguinte, confira seus dados e clique em “confirmar”; – Termine de…

  • CÁLCULOS INSS,  TABELA INSS

    Teto INSS 2022 – Tabela, Alíquotas, Teto, Pagamento

    O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) possui um teto de benefício, sendo este limite máximo fixado pelo Ministério da Economia. O valor costuma sofrer alteração de forma anual para que esteja conforme a inflação divulgada pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). Aprovada a alteração no teto, os segurados do INSS passam a sentir os efeitos dessa alteração no dia 1º de janeiro. Para saber mais sobre o Teto INSS 2022, continue lendo este artigo, pois traremos informações importante para você. Qual o teto máximo do INSS? Como todos sabem, a reforma da previdência trouxe diversas alterações, sendo que também foram alteradas as alíquotas de aplicação sobre cada faixa salarial, determinando-se, assim, o valor de contribuição. Com essas alterações houve um aumento também no valor da contribuição e, por isso, foi necessário mexer no teto máximo do INSS. A Portaria nº 914, que foi publicada pelo Ministério da Economia, informou que o teto do INSS 2022 sofreu um aumento de 4,48% em comparação ao ano anterior, ficando a nova fixação de valores em R$ 6.101,06. Tabela de Contribuição Mensal do INSS A tabela de contribuição mensal do INSS contém alíquotas que variam conforme a faixa salarial do contribuinte. É importante que o segurado confira essa tabela para ter ciência prévia da alíquota que é aplicada à sua faixa, garantindo, assim, uma maior transparência da hora de entender a contribuição paga. Esta nova tabela apresenta alíquotas progressivas, isto é, quanto maior o salário do segurado, maior será a alíquota aplicada para sua contribuição mensal. A tabela de desconto do INSS está assim definida para o ano de 2022: Salário Alíquota Até um salário mínimo 7,5% De um salário mínimo a R$ 2.203,45 9% De R$ 2.203,49 a R$ 3.305,22 12% De R$ 3.305,23 a R$ 6.433,57 14% Tabela para…

  • IR INSS

    Informe de Rendimentos INSS 2022

    Quer saber de forma precisa quanto você recebe da previdência social relativo a um de seus auxílios? Muito simples e fácil e, para isso, você deve proceder à emissão do informe de rendimentos INSS 2022. Este extrato do INSS serve para comprovar a sua regularidade enquanto segurado no recebimento de um auxílio ou aposentadoria. Abaixo vamos te mostrar como emitir o informe de rendimentos INSS 2022. Continue a ler este artigo. Extrato de INSS para Imposto de Renda Para a declaração de imposto de renda pessoa física é preciso que você, enquanto segurado do INSS, preencha corretamente a declaração para que não caia na malha fina da Receita Federal. O extrato INSS 2022 é um documento que vai te ajudar nesse momento, pois nele você poderá conferir todos os recebimentos no ano base para lançar tudo de forma correta na hora de declarar seu imposto de renda. Desta forma, você diminui a possibilidade de errar na hora de proceder ao cálculo do tributo remanescente do INSS para restituição. Como emitir o Extrato INSS 2022 Para emitir o extrato INSS 2022 você pode se valer da própria internet, não necessitando se deslocar até uma agência, permanecendo, assim, no conforto do seu lar. Siga o passo a passo abaixo e veja como é fácil e rápido: – Acesse o portal “Meu INSS” (https://meu.inss.gov.br/#/login). Caso não tenha cadastro, realize-o e logue no sistema; – Clique em “Extrato de Informações do Benefício”; – Para baixar o informe de rendimentos INSS 2022, clique em “Baixar pdf”. Este serviço também pode ser acessado pelo aplicativo “Meu INSS” disponível para Android e iOS. Como declarar aposentadoria no Imposto de Renda? Os aposentados precisam listar seus recebimentos na declaração de imposto de renda na seção de “rendimentos tributáveis”. Porém, fique atento a algumas peculiaridades na hora de declarar…

  • CÁLCULOS INSS,  PAGAMENTO INSS

    INSS Autônomo 2022 – Tabela, Valores a pagar, Contribuição

    O INSS autônomo 2022 também é devido por aquelas pessoas que não possuem vínculo de trabalho com nenhuma empresa ou pessoa física que assine sua carteira. Por este motivo este trabalhador é chamado de autônomo e você precisa saber algumas peculiaridades para o recolhimento da contribuição devida. Para saber como realizar o pagamento do INSS, sendo você um trabalhador autônomo, continue a ler este artigo, que trará informações relevantes. Como pagar INSS Autônomo 2022? Seguindo o passo a passo abaixo, você poderá recolher sua contribuição ao INSS como autônomo de forma rápida, fácil e segura. – Faça sua inscrição no Programa de Integração Social (PIS). No site do Dataprev (https://www.dataprev.gov.br/) você poderá obter mais informações de como realizar esta inscrição. Caso já tenha trabalhado com carteira assinada, este número já existe e consta na sua CTPS; – Escolha o tipo de contribuição. No caso do trabalhador autônomo, ele é inscrito como “contribuinte individual”; – Realize o pagamento da Guia da Previdência Social (GPS) dentro da data limite estipulada pelo INSS. Contribuição INSS Autônomo 11% O contribuinte individual deve recolher o INSS no percentual de 11% sobre o valor do salário mínimo vigente. Desta maneira, fica garantido todos os direitos oferecidos pelo INSS ao segurado. Mas, lembre-se: o pagamento dessa alíquota não te dará direito à aposentadoria por tempo de contribuição, somente por idade, bem como não poderá usar de outros regimes da previdência por meio de CTC (Certidão de Tempo de Contribuição). Valor INSS Autônomo Uma boa notícia é que você não fica preso à alíquota de 11%, podendo esta variar de 20%, 11% ou 5%. Abaixo, informamos os casos de cada uma: – 5% sobre o salário mínimo: esta é a opção para os estudantes, os desempregados e para as donas de casa; – 11% sobre o salário mínimo:…